quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atotô Obaluaê



Salve o Velho Omulu!

Obaluaê é a forma jovem do orixá Xapanã, enquanto Omolu é sua forma velha. Como porém, Xapanã é um nome proibido tanto no Candomblé como na Umbanda, não devendo ser mencionado pois pode atrair a doença inesperadamente, a forma Omolu é a que mais se popularizou. "O velho Omulu, Atotô Obaluaê.." lembra do Vínicius de Moraes!?! então...
Este Orixá tem origem na comunidade africana do Daomé, e só depois foi assimilado pelos iorubás. Por isso Ele possui características um pouco diferentes dos Orixás mais conhecidos; os Orixás iorubás são mais extrovertidos, alegres, humanos e cheios de pequenas falhas que os identificam com os homens. Já no Daomé, a distância entre o homem e os deuses é bem maior; e por isso existe uma relação maior de respeito, resultando muitas vezes em medo.
Deixando de lado os preconceitos e as resistências culturais pode-se afirmar que:
Omulu é o orixá da humildade, senhor da doença, médico dos médicos. É filho primogênito de Oxalá com Nanã e foi o precursor da caridade e do desapego material. Foi um grande pensador que andava pelos reinos semeando a sabedoria. Seu dia da semana é segunda-feira e suas cores são: preto, branco e vermelho.
Diz uma lenda africana que ele estava em uma festa e ninguém queria dançar com ele sabendo de suas feridas; até que Iansã veio até ele, levantou a palha de seu rosto e com sua ventarola provocou um vento tão forte que as feridas de Obaluaê saíram do corpo dele se transformando em pipoca.

Essa é uma pequena contribução que eu posso dar sobre esta entidade, quem tiver interesse em saber mais é só pesquisar melhor pela internet mesmo ou então conversar com quem tenha mais conhecimento sobre o assunto. Agradeço por ter a oportunidade de quebrar preconceito embutidos na minha mente, e agradeço muito os aprendizados que tenho no meu dia a dia. Obrigado meu Deus por me mostrar como eu sei tão pouco, mas posso aprender a me lembrar de tudo!

Atotô Obaluaê!!!


ps: este post foi ao ar no dia 13 de agosto de 2009.

E olha que loco... no dia 13 de agosto de 2011 fiz o primeiro show dos afro-raps...

dois anos depois de começar o blog...

também no dia de Obaluaê...

e com isso estou encerrando as atividades deste blog..

aqui postei varias coisas relacionadas ao meu trabalho durante o período do disco "Dá-me licença"..

agora abrimos um novo tempo..uma nova fase... com o disco "Os afro-raps"...

por isso continuo com as atividades do blog no link:

www.osafroraps.blogspot.com

grande abraco a todos..

que Deus nos abençoe!

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário